+ Moda Insights – Diferencial Competitivo Gaúcho.

A segunda noite de Moda Insights foi bem interessante. Na primeira parte tivemos um debate sobre estratégias de marketing, ministrada por Juliana Laguna,responsável pela Laguna Marketing e Moda, de Porto Alegre. A Feevale chamou ela devido a um post sobre o Moda Insights que ela fez no seu próprio blog, elogiando a iniciativa do evento. Para falar sobre estratégias de marketing como diferencial, Juliana chamou os responsáveis por duas marcas gaúchas: Rödel LA e Vulgo. Mais uma vez foi falado sobre a importância de a marca se encontrar, descobrir qual o perfil do seu consumidor, para quem ela vai vender. E não digo “mais uma vez” no mal sentido, de estar repetindo o que foi falado nas outras palestras. Mas sim porque, definitivamente, só desta maneira uma marca encontrará um diferencial (e depois vocês verão que na palestra da Daspu não foi diferente). Os exemplos que Juliana citou como marca que ainda não se encontrou foi a Marisa, que tem como slogan “De mulher pra mulher”, mas enquanto fechou para reforma deixou um “buraco” para pessoas que passam na rua espiarem. Porém, no tal buraco dava para ver mulheres gostosas de lingeries. Obviamente que se interessou mais em espiar foram os homens. E exemplo de marca que se encontrou é a Hermès, que tem promovido eventos voltados ao público que quer atingir, ações com blogueiras e assim, se tornando o desejo de consumo de garotas jovens, que estão sempre informadas sobre estes acontecimentos.

Helen Rödel foi a primeira a tomar a palavra. A estilista, natural de Lajeado, contou que antes de entrar para a moda já havia cursado Letras e Publicidade. Mas como sempre teve gosto para moda, começou a procurar cursos relacionados à área em Porto Alegre. Em 2007 criou a Rödel LA, sua marca que tem como base o crochet e o tricot manual. Tudo muito simples, não fossem as estratégias que Helen usou para divulgar seu trabalho. “A internet é o lugar onde todos são iguais”, citou a estilista, explicando que seu site pode ser tão bom ou melhor que o de grandes grifes. A primeira estratégia que Helen contou prova isso. Sem grana disponível para um grande projeto de divulgação, uma super idéia resolveu o problema. Algumas peças de roupas foram enviadas para blogueiras de todo o mundo e elas mandaram para Helen fotos suas vestindo as mesmas. Juntando  isso e uma conta no flickr estava pronta a divulgação da Rödel LA. Depois outras estratégias a pouco custo foram utilizadas. Helen era sua própria modelo, assim como uma amiga, enquanto o namorado fotografava. Isso rendeu um desfile na Iceland Fashion Week, da qual estudantes do mundo inteiro participam. A dica da dona da Rödel LA é sempre tirar o máximo proveito de qualquer oportunidade e pensar em com crescer com isto.

Representando a Vulgo, estiveram presentes os responsáveis pela marca Felipe Pedri e Antonio Torriani. Conhecida principalmente pelas camisetas, a Vulgo também teve estratégias diferenciadas para chegar onde chegou. A marca existe há sete anos no mercado e no início a divulgação acontecia através de muitas parcerias, como o vídeo T-shirt Addicted, feito pela Zeppelin Filmes que concorreu a prêmio em Cannes, o que gerou muita mídia espontânea. Tudo começou a dar certo porque desde o início a marca estava muito consciente de seu conceito, de qual o consumidor que queria atingir e onde queria chegar. Outra estratégia foi abrir uma pop up store. Naquela época ninguém sabia muito bem do que se tratava, e além de ser uma loja temporária, o local escolhido foi a Padre Chagas, no bairro Moinhos de Porto Alegre, área super tradicional e conservadora. Algumas histórias engraçadas aconteceram devido a um varal que foi montado em frente à loja e tinha um sutiã pendurado. Muitas senhoras que passavam ali achavam uma pouca vergonha, que eles eram loucos e quando a loja “temporária” saiu dali, acharam que tinha falido. Porém, a Vulgo acabou se instalando no mesmo lugar. Recentemente figurinistas da Globo também procuraram a marca para produzir figurino para novelas e etc, porém não condizia com o conceito deles, por isso não aceitaram. “Queremos que usem nossa marca espotaneamente”. Tanto que no flickr podemos ver diversos famosos usando, mas por livre e espontânea vontade, e não porque uma figurinista mandou. Além disso, a Vulgo está em todas as redes sociais possíveis, para se manter próximo do consumidor.

Post/texto: fashionizese

Fotos: damodafeevale2

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~ por createvulgo em maio 13, 2010.

Uma resposta to “+ Moda Insights – Diferencial Competitivo Gaúcho.”

  1. ahh que massa! nem tinha visto que tinham usado o texto 😉

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